Páginas

23.3.12

"Eco Aplicativos"


O cuidado maior com o meio ambiente e a busca por uma postura mais sustentável levaram desenvolvedores a criar aplicativos verdes para ajudar o usuário a ter uma postura mais consciente.
Separamos uma lista com aplicativos bacanas, que valem ser instalados no seu smartphone. Para facilitar dividimos entre Android e IOS.

Android:

Go Green
Atualmente, todos estão tentando ajudar o meio ambiente de todas as maneiras possíveis. O aplicativo "Go Green", para a plataforma Android, ajuda o usuário a viver uma vida “verde”. Toda vez que for acionado, abrirá uma dica ecologicamente correta. O usuário poderá aplicar este conselho em sua vida cotidiana e ajudar a preservar o meio ambiente.
Foi projetado com uma finalidade ambiental, que permitirá que você faça a sua parte na preservação e manutenção do meio ambiente. Ele pode ser baixado gratuitamente.



Green Tips
O aplicativo 'Green Tips' foi proposto pela Agência Europeia do Meio Ambiente. Ele oferece mais de 150 dicas “verdes”. Todas essas dicas, amiga do ambiente, são dadas no que diz respeito aos transportes, resíduos, saúde e ambiente, alterações climáticas, produtos químicos, água, consumo das famílias e outros recursos materiais. Para exibir outra dica verde, você só precisa “embaralhar” seu telefone. Você também pode compartilhá-las com seus amigos em todos os cantos do mundo através das redes sociais. Desta forma, você pode ajudar a tornar as pessoas conscientes sobre o meio ambiente. O aplicativo também é gratuito.



Eco Charger
Após a bateria, do telefone, carregar completamente, o aparelho deveria ser retirado da tomada, já que enquanto ele está plugado continua a consumir energia. Porém, muitas vezes nos esquecemos disso.
Para usuários de telefones Android, aqui vai outro aplicativo que o fará lembrar de tirar o carregador da tomada após o telefone estar totalmente carregado.
Chamado de Eco Charger, o aplicativo gratuito, também notifica com um zumbido sobre o superaquecimento da bateria ou de alta voltagem e impede o uso excessivo e desnecessário da eletricidade.



Eco Buzz Widget
Ele permite-lhe saber constantemente sobre as mudanças climáticas, atualizações sobre as mudanças ambientais e também informa como manter um estilo de vida ecologicamente correto.
Ele aparece como um widget na tela inicial, em vez de um aplicativo e pode funcionar no modelo 2.3 ou versões posteriores. Este widget exibe as informações como uma notícia, com um título e um resumo das informações. O app pode ser baixado gratuitamente da internet.


My Recycle List
Este app foi lançado pela 1-800-RECYCLING.com e pode ser baixado gratuitamente no modelo 2.1 e versões posteriores de telefones Android. Com a ajuda desse aplicativo, o usuário pode localizar as estações de reciclagem para os diferentes itens como o vidro, papel, metal, borracha entre outros, que podem ser selecionados da lista. O 'My Recycle List' foi projetado com a intenção facilitar a destinação dos recicláveis.
Este aplicativo também permite que o usuário digite o CEP junto com o objeto que ele precisa descartar, e ao fazê-lo uma mensagem de texto é imediatamente recebida no telefone informando o nome do local mais próximo para a reciclagem juntamente com um link do Google maps para facilitar a localização do destino.

IOs:

Registre suas aventuras radicais
Como o Aves do Brasil, que identifica o canto dos pássaros, o aplicativo Project Noah é dedicado aos aventureiros e amantes da natureza. Nele, é possível armazenar informações sobre viagens ou passeios ecológicos, e tudo em detalhes, com campos para imagens e descrições específicas. A ferramenta também lista atividades relacionadas ao meio ambiente de uma determinada região. Está disponível gratuitamente para iPhone e Android no site oficial.



Commute Greener é uma calculadora de CO2
O aplicativo Commute Greener é uma ferramenta criada pela empresa Volvo que foca na indicação de rotas e caminhos mais eficientes – para o meio ambiente e para você. Com ele, é possível medir a pegada de carbono de uma pessoa por meio de deslocamentos diários, seja de ônibus, carro, bicicleta, a pé, de metrô ou ainda intercalando dois ou mais meios de transporte. Você também pode estabelecer metas de redução de suas emissões e o aplicativo avaliará seu desempenho durante determinado período de tempo. O Commute Greener está disponível gratuitamente na App Store, em inglês.


Manual verde para levar no bolso
Dicas simples para mudar alguns hábitos cotidianos que a gente muitas vezes nem percebe, mas que o meio ambiente sente, e como. Essa é a proposta do aplicativo Manual de Etiqueta Sustentável Bilíngue (português e inglês), elaborado com conteúdo do Planeta Sustentável, projeto multiplataforma que mobiliza as revistas e sites da Editora Abril. O aplicativo gratuito reúne 50 práticas, de uso de água à consumo de energia e reciclagem. Além de compartilhar as dicas com os amigos – por email, pelo twitter ou pelo facebook –, o usuário pode medir sua própria performance, através de uma árvore que cresce a cada ação sustentável. Disponível na na App Store.


Fontes: Ciclo Vivo  Exame


Nenhum comentário:

Postar um comentário